Buscar
  • Deva Vasant

Do Pensar Emerge o Pensador

Do Pensar emerge aquele que Pensa, aquele que está identificado com seus Pensamentos, aquele que acredita ser os próprios Pensamentos. Mas se há um Sujeito e se há um Objeto, se posso perceber meus Pensamentos, então, não há uma Unidade. Portanto, não sou meus Pensamentos, apenas, estou identificado com eles.



O Pensamento é uma armadilha inevitável. Mudamos nossos Pensamentos, mudamos a Realidade. Todo processo terapêutico, uma última análise, tem a finalidade de mudar um ponto de vista, mudar a interpretação, mudar a maneira de pensar, já que o fato concreto, não posso mudar, pelo menos até este momento de nossa existência.

Já que é assim, é importante, pelo menos, tomarmos consciência dos nossos Pensamentos, aprendermos a trabalharmos com eles a nosso favor, a favor de um Mundo Melhor. Aprendermos a termos um Domínio Relativo sobre eles, submetermos nosso Comportamento, a partir dos Pensamento, aos Valores Universais.

Comecemos, portanto, a observar que temos:

1. O Pensar Impulsivo - nem refletimos, são instintivos; 2. O Pensar Mecânico - fruto dos nossos condicionamentos desde o nascimento, família, escola, religião, cultura. Cheio de julgamentos. 3. O Pensar Deliberado - quando já avalio conscientemente, escolho, aceito ou descarto , tenho já um domínio relativo, já assumo uma responsabilidade; 4. O Pensar Espontâneo - o Ser Desperto, quando os Valores Universais foram totalmente assimilados .

Esta atitude de começarmos a observar e ter mais consciência desta dinâmica do Pensamento, faz parte do processo de autoconhecimento.





#SerDesperto #DevaVasant

60 visualizações

Recanto da Integração

Estrada do Ribeirão,  Rua B 401, KM 57 da BR 040, sentido Rio próximo  ao retorno do Castelo de Itaipava.  Petrópolis, RJ 25.740.240

Tel: (24) 99204-0903, devavasant@gmail.com

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto